sexta-feira, 26 de março de 2010

Invista na adoração


(Gn 22:1-6) 
1 E aconteceu, depois destas coisas, que provou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
3 Então, se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e fendeu lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
4 Ao terceiro dia, levantou Abraão os seus olhos e viu o lugar de longe.
5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e, havendo adorado, tornaremos a vós.
6 E tomou Abraão a lenha do holocausto e pô-la sobre Isaque, seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão. E foram ambos juntos.
7 Então, falou Isaque a Abraão, seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? 8 E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos.

Existe um princípio na interpretação bíblica chamado de a primeira menção.

Significa que a primeira menção de qualquer assunto na Palavra de Deus, determina o significado básico no resto da Bíblia.

A Bíblia é coerente e ela não se contradiz. Como ela é no começo ela é no final. Ela não muda com o decorrer do tempo.

E a primeira menção que a Bíblia faz de adoração está em Gn 22.5 quando Abraão foi sacrificar seu filho Isaque, ele disse vamos adorar a Deus.

Você pode imaginar o que passou no coração de Abraão? Um homem com aproximadamente 110 anos, que esperou muito para ter aquele filho e Deus o pediu. Na manhã seguinte Abraão pega tudo e vai obedecer a Deus, o Deus de Abraão.

Nós cantamos muito, dançamos, pulamos, gesticulamos. Tudo isso é agradável diante de Deus, mas adoração é mais do que isso.

É possível que apesar de tudo isso não venhamos a adorar a Deus de forma nenhuma. Com certeza cantar faz parte de adorar, assim como existem muitas outras coisas que expressam adoração. Nós precisamos adorar ao Deus vivo, pois se o adorarmos seremos iguais a Ele. A Bíblia declara no Sl 115 que o homem se torna semelhante àquilo que ele adora.

Aguns princípios que traduzem ou envolvem adoração

Relacionamento

No caso temos Abraão, um homem que era chamado de amigo de Deus. Ninguém pode ser chamado de amigo sem ter um relacionamento.

O nosso relacionamento com Deus tem variados aspectos: Pai, autor, criador, mestre juiz, redentor, salvador e muito mais. Mas a espantosa verdade da Bíblia é que Deus quer ser seu amigo!

Quando Deus criou o homem o colocou num jardim. Adão e Eva desfrutavam de uma amizade íntima com Deus. Não havia religião, nem cerimônias, nem medos, nem culpas simplesmente um relacionamento carinhoso entre eles. Adão e Eva desfrutavam da presença de Deus e Deus desfrutava da presença deles. Após a queda aquele relacionamento ideal foi perdido.

Jesus mudou esta situação. Quando pagou o preço de nossos pecados na cruz, o véu do templo se rasgou de cima para baixo, indicando que o acesso direto a Deus estava novamente disponível.

Submissão

Não há adoração sem a atitude clara e determinada de dizer: Deus faça comigo o que bem quiser. Podemos ver isso em Abraão, pois não negou seu filho. Aquele dia não foi um dia de glória para Abraão, foi um dia de dor, penso que ele nem dormiu naquela noite. Na manhã seguinte ele foi caminhando olhando para Isaque pensando no que iria fazer com ele, pensando como ele gostaria de desfrutar daquele filho.

Mas Abraão dizia consigo mesmo:"Deus pediu e ele vai ter tudo o que quiser de mim. Ele tem a primazia na minha vida. Ele é dono de tudo, eu não vou negar nada ao meu Deus.

Sacríficio

Sacrifício é o centro da cena.
Existem vários tipos de sacrifícios:
• Rm 12.2 corpo - serviço, dançar, abraçar.
• Fp 2.17 fé - andar por fé para a obra não parar
• Fp 4.18 dinheiro
• I Pe 2.5 espirituais – nós somos sacerdotes estamos aqui para
• Hb 13.15 louvor – não importando as circunstâncias

O louvor de Paulo e Silas na cadeia atrai Deus para uma parceria, Deus ouviu, olhou a situação e veio cantar junto. Deus tem uma voz terrível. Quando ele fala os montes se derretem, as corças dão cria, os cedros do Líbano se despedaçam.

As cadeias se abrem e não só quem louva fica livre, Mas quem ouve é liberto. Os que estiverem presentes serão libertos. E a glória de Deus resplandecerá.

Terei tudo de Deus quando Ele tiver tudo de mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Danilo e Diane Quintão