Deus quer nos levar a um novo nível de glória e em um novo nível de glória não se pode ficar com velhas estruturas, assim como vinho novo é deitado em odres novos. Deus fez, Deus trabalhou, Deus lapidou, Deus usou, Deus ornamentou, mas aquela unção venceu o prazo, esgotou, Deus tem uma nova unção para você. Deus tem um novo vinho para você, mas não se pode por o vinho novo com o vinho velho, primeiro tem que se esvaziar o velho e neste processo você se sente vazio, oco, sem sentido, tem que esvaziar e nem pode por o vinho novo em odres velhos.
Deus atraiu você a esse lugar e para nossa conferência, se você não pôde estar em nossa conferência, mas por alguma razão essa Revista chegou à suas mãos é porque Deus tem um propósito para você. Ele está atraindo pessoas para terem uma nova determinação em suas vidas. Esse é o tempo onde cada um deve determinar alcançar o que Deus determinou que você alcance. O tempo de Deus chegou para sua vida! Mas primeiro, esvazie o velho vinho para Ele colocar o Novo Vinho. Como isso acontecerá? Simplesmente através da cruz no seu ego.
Uma forma de Deus tocar em nosso ego (ODRES) é através da cruz. A cruz pode ser vivida em muitas formas e circunstâncias, mas acredito que a que está em primeiro lugar no coração de Deus é o discipulado, ou seja, através dos relacionamentos. Pois foi Ele mesmo quem disse:“Amai-vos a Deus sobre todas as coisas e amai o seu próximo como a ti mesmo” (Lc 10:27).
Perceba que através do verdadeiro discipulado, não aquele manipulador, somos confrontados em nossa forma de viver, em nosso relacionamento com Deus, em nossa forma de relacionarmos com nosso cônjuge, filhos, e em nossas opiniões que muitas vezes são obstinadas.
O discipulado foi a forma que Jesus usou para transformar a vida de 12 homens que logo após sua morte e ressurreição receberam um batismo poderoso do Espírito Santo e veja como eles foram chamados quando assim receberam o Poder de Deus: “Todos, atônitos e perplexos, interpelavam uns aos outros: Que quer isto dizer? Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados!” ( At 2:12-13) Foram chamados de bêbados! Quando na verdade estavam embriagados do Espírito.
A forma como eles foram reconhecidos, embriagados, é justamente a ordem que Paulo dá à igreja de Efésios “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” (Ef 5:18-21) A expressão aqui é literalmente embriagai-vos do Espírito.
Aqui no texto a palavra chave é o vinho, mas não esqueçamos que não é só o vinho, bebida alcoólica, que embriaga. Outras coisas também tomam forma de vinho e embriagam a alma como: novelas, namoro fora do tempo e do modo de Deus, festinhas, amor ao dinheiro, pornografia, compras, futebol, falar mal dos outros, realizar tarefas, etc.
Então como se embriagar do vinho espiritual? No texto de Efésios 5:18-21 há algumas dicas:
1ª Dica Falando: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmo...”
A boca fala do que o coração está cheio. Se encha da Palavra, confesse a Palavra, Profetize as promessa de Deus, fale com Deus, fale sobre Deus, Fale de Deus.
Lembre-se crente calado é crente vazio, oco sem nada. Mas crente cheio abre a boca, e quando ele abre a boca do seu interior flui rios de água viva e fica mais cheio ainda.
Confesse: “ Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”
2ª Dica Louvando: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,... entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais...”
A música é uma ferramenta para tocar e abrir os céus. Crente que não canta tem algo de errado com ele.
Eu sou movido a música, onde quer que vou coloco uma música: em casa, no carro, na minha sala, na caminhada, no avião, e até no dentista. A música ajuda vencer as tentações e afasta os demônios. Enquanto você canta, vai se enchendo do Espírito.
Cante: “O Senhor é bom. O Senhor é bom. E sua misericórdia. Dura para sempre. Aleluia!”
3ª Dica Agradecendo: E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, ... dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo...”
A gratidão também é uma forma de nos encher. Você jamais verá uma pessoa cheia do Espírito vivendo em murmuração, pelo contrário as pessoas cheias de Deus são as mais gratas que existem.
Agradeça ao Senhor: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome.”
4ª Dica Sujeitando: “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, ... sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.”
Sujeitar, fala de se dobrar, de diminuir meu ego para obedecer a outros no temo a Cristo. Ou seja, concluímos falando sobre discipulado. O discípulo que é sujeito ao seu discipulador recebe a herança espiritual. Não apenas ande ao lado, ou seja, participando de reuniões, realizando as tarefas pedidas, mas sujeite-se, esvazie o odre retirando o velho vinho, pois só assim você receberá o vinho novo.
Você percebe que o mesmo Deus que deu a ordem para nos embriagar do Espírito, também nos ensina como encher. Permita Deus renovar a sua vida. Para um vinho sempre novo devemos ter continuamente odres novos.Na questão do casamento, não deixe que caia na rotina, você tem que mudar para o novo de Deus, e para mudar para o novo de Deus, para receber o novo de Deus, você tem que descartar as brigas antigas, as mágoas antigas que foram deixando o odre velho, Deus tem vinho novo, e o vinho novo é muito melhor do que o que acabou, Jesus disse enchei deles as talhas de águas, e os serviu como vinho.Na questão da igreja, do ministério, nós muitas vezes bloqueamos o crescimento e o derramar do vinho novo.
Tem pessoas que vivem pulando de igreja em igreja ou de célula em célula, porque todas às vezes que chega a um ponto de jogar os odres velhos e receber o novo ficam presas a estrutura, ao ego, simplesmente, não querem sujeitar, o Senhor está abençoando, está honrando, mas prefere ficar com o velho, ou então decide ir para outro lugar e começar tudo de novo até chegar ao nível onde está acostumado, do que batalhar para esta nova estrutura e crescer com o vinho novo, prefere recomeçar do que pagar o preço de progredir. O que Deus tem pra fazer com você é inédito, é algo novo, e grande, o Senhor vai te surpreender. E todos irão perceber e dizer: “Estão embriagados!”
Sem comentários:
Enviar um comentário
Danilo e Diane Quintão