terça-feira, 31 de maio de 2011

As sete doenças do inferno



TEXTO: 2 Co 2:11




Satanás tem planos, projetos, estratégias e doenças terríveis para acabar conosco. Paulo está falando que nós não ignoramos isso, que estamos cientes dessas coisas. Porque estamos cientes nós temos condição de resistir, de desfazer, nós temos condição de curar toda doença maligna.
Hoje vamos compartilhar 7 doenças que o diabo lança no crente:

1- DESAPONTAMENTO: A primeira doença é um sentimento. Ficamos desapontados por vários motivos, talvez porque uns não respondem como esperamos, ou porque oramos, jejuamos, profetizamos, mas não obtemos resposta, enquanto vemos outros receber resposta sem a mesma busca e pensamos que os céus estão fechados para nós. É neste momento que Satanás lança uma seta em nossa mente dizendo que essas coisas não valem à pena, e alguns se desapontam com Deus.
Remédio celestial: conscientize-se que todas as coisas contribuem para o seu bem. (Rm 8:28)

2- DESCONTENTAMENTO: Parece que sempre as coisas dos outros são melhores, nada parece bom, o diabo lança mentiras para que fiquemos descontente com a rotina diária, com o trabalho, com o cônjuge, com a visão da igreja, descontente com os irmãos; etc. Nesse momento nos tornamos totalmente vulneráveis aos ataques do maligno. Depois do desapontamento sempre vem o descontentamento.
Remédio celestial: contente-se com aquilo que você tem e não fique descontente por aquilo que você não tem.(1Tm 6:8)


3- DESÂNIMO: O descontentamento conduz você ao desânimo. Esse desânimo vem para perdermos, o vigor, a força, a vontade de fazer as coisas relacionadas a Deus. Porém, existiram grandes homens de Deus que também desanimaram, por isso você deve ter esperanças e expectativas no Senhor, de que Ele virá ao seu encontro. Homens de Deus que Desanimaram: Moises: Nm 11:14, Elias: I Re. 19:4, Jó: Jó 3:1, Asafe: Sl. 73:12.
Remédio Celestial: Aumente a sua expectativa em Deus e diminua a sua expectativa no homem. (Jr. 17. 5)

4- DÚVIDA: Quando o diabo lança essa doença, ficamos pensando, será que eu mudei mesmo? Será que tudo isso não foi uma invenção da minha cabeça? Será que não estou aqui apenas sendo manipulado pelo pastor? Será que vou conseguir? Será que vai dar certo? Começa a vir duvidas. A serpente insiste até gerar interrogação em seus argumentos.
Remédio Celestial: Abraão venceu a dúvida confiando plenamente na promessa de Deus e não olhando para as circunstâncias. (Rm. 4.18-20)

5- DESCRENÇA: A diferença entre dúvida e descrença a dúvida diz mais ou menos o seguinte: “Posso pisar nas águas? Será que não vou afundar?”. A descrença diz: “Se eu pisar nas águas certamente eu vou afundar”. Essas pessoas passam a não acreditar mais que Deus é poderoso para salvar aquela pessoa, para restaurar aquele casamento, para curar alguém - ela se torna incrédula. Muitos são assim, são chamados de crente, mas “descrente de tentar”, “descrente de lutar”, “descrente de batalhar” não é capaz de crer no estender a mão. Remédio Celestial: Exercer Fé. (II Co. 4.13)

6- DESOBEDIÊNCIA: Quando alguém fica desapontado, ele resolve “chutar o balde”.
Às vezes não somos capazes de entender o que Deus esta fazendo, mas aí nós temos que ser obediente. Não escolha a desobediência, isso é morte. Você vai se destruir.
Exemplos: Saul e Saulo, dois homens com o mesmo nome mas uma história completamente inversa. Saul começou como amigo de Deus e terminou como inimigo de Deus. Saulo começou como inimigo de Deus, lutando com Deus, mas no final de sua vida quem tinha mais intimidade com o Altíssimo?
Somente uma coisa diferenciou esses 2 homens: Paulo escolheu o caminho da obediência, enquanto Saul escolheu o caminho da rebelião.
Remédio Celestial: Ter a atitude de Paulo e não a de Saul, porquanto a obediência traz a benção, enquanto a desobediência a maldição.

7- DESESPERO: O desespero é quando perdemos totalmente a esperança. Esperança são os sonhos que não dependem de você para acontecer. Quando perdemos a esperança, tudo se foi.
Mas, três coisas tem que permanecer sempre em nossas vidas é o amor, a fé e a esperança.
Remédio Celestial: Ter esperança em Deus, não importa o que aconteça Ele está no controle.( II Co. 4.8-9)


Guia do Compartilhamento
Você alguma vez contraiu alguma dessas doenças? Qual? Por quê?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Danilo e Diane Quintão