TEXTO: Js. 7.1-13
O texto de Josué nos mostra a vergonhosa derrota de Israel na cidade de Ai, após uma grande vitória em Jericó. Ai era uma cidade pequena, insignificante e que aparentemente não tinha nenhum poder para resistir aos milhares de soldados israelitas. E o povo de Israel que tinha vencido uma das maiores cidades e a mais fortificada, estava com moral elevada, no entanto essa pequena cidade fez com que Israel passasse, por um dos maiores vexames de sua história. Esse relato histórico que narra a derrota de Israel pode acontecer conosco, como Igreja do Senhor. E que este episódio sirva para nós como advertência.
QUATRO ADVERTÊNCIAS, APÓS UMA GRANDE VITÓRIA:
1 – DEPOIS DE UMA GRANDE VITÓRIA PRECISAMOS TER CUIDADO COM O PECADO (v.1): A tendência das grandes vitórias é nos prender ao passado, é nos deixar embriagados e centrar a nossa vida nela e não nos próximos desafios; Por isso, precisamos tomar cuidado com as seduções do inimigo, porque pensamos que após a vitória o inimigo desistiu e as seduções cessaram, mas o momento em que o diabo lança seu vírus de pecado é depois de grandes vitórias.
Após grandes vitórias as pessoas baixam a guarda e cedem. Acã fez algo abominável aos olhos de Deus, Deus disse que quando eles entrassem em Jericó não poderiam pegar nada, pois era condenado, mas Acã desobedeceu.
2 – DEPOIS DE UMA GRANDE VITÓRIA NÃO QUEREMOS DEPENDER MAIS DE DEUS (v. 3): Depois de fracassos ficamos amedrontados e buscamos socorro em Deus, mas depois de uma grande vitória tendemos a ficar independentes e achamos que conseguimos, que podemos fazer. Assim como este povo, eles não consultaram a Deus e planejaram algo de maneira natural. Depois de uma grande vitória, nós tendemos a ficar naturais, mas a obra de Deus é feito na dependência e no poder do Espírito Santo.
3 – DEPOIS DE UMA GRANDE VITÓRIA TENDEMOS A SUBESTIMAR O ADVERSÁRIO (v.3-4): Os espias disseram que a cidade de Ai era pequena, mas não podiam subestimar o adversário como fizeram. Eles como nós, achamos que o adversário é fraco, passamos a ignorá-lo e achar que o adversário não pode fazer nada e não mobilizamos todas as nossas defesas e forças para destruí-lo. E é nessa circunstância que ele nos engana.
Se você quer vencer, nunca ignore o diabo perto de você, seja um “farejador de demônios”. Se você percebe que o ambiente espiritual mudou, você precisa estar atento.
4 – DEPOIS DE UMA GRANDE VITÓRIA TENDEMOS A DESCANSAR EM TEMPO DE GUERRA (v.3): É depois de grandes vitórias que começamos a baixar a guarda, é depois de grandes vitórias que pensamos que o povo está muito cansado, e damos férias para eles. Infelizmente, Josué deu crédito aos conselhos das pessoas que ele não deveria ouvir, porque eles queriam descansar num tempo que era para guerrear.
As piores derrotas em nossas vidas, são quando deveríamos estar vigilantes e atentos contra as forças espirituais da maldade, mas resolvemos descansar. Não há nada de errado em descansar, descanso faz parte das ordenanças do Senhor, o problema está em quando nós queremos tirar férias da nossa vida espiritual.
5 – DEPOIS DE UMA GRANDE VITÓRIA SEREMOS TESTADOS EM NOSSO CORAÇÃO (v.21): O pecado de Acã foi um pecado específico. O pecado de Acã que trouxe uma derrota vexatória para o exército de Israel, não foi um pecado sexual, também não foi uma blasfêmia extraordinária e nem pecou contra o Espírito Santo. O pecado de Acã, foi um pecado ligado ao dinheiro.
A Bíblia fala que ele viu entre os despojos de Jericó, vestes bonitas, siclos de prata e barras de ouro. O problema de Acã estava em seu coração, porque Jesus disse: “Onde estiver o seu tesouro, ali estará também o seu coração”. A Bíblia não diz que o dinheiro é a raiz de alguns males, e nem tão pouco raiz da maioria dos males, mas a raiz de todos os males (I Tm. 6.10). Depois de uma grande vitória, por causa do dinheiro a nação de Israel, passou por uma de suas maiores derrotas.
Nesses dias o Senhor estará nos testando. Seremos livres, prósperos, abençoados e faremos o Reino expandir ou seremos escravos de Mamom e paralisaremos o avanço do Reino de Deus?
Sem comentários:
Enviar um comentário
Danilo e Diane Quintão